Controle de Contas a Receber
- Adriana Giglio

- 22 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jan. de 2023
Uma boa gestão financeira deve prever a melhor margem de lucratividade, equilibrando os gastos e avaliando o saldo atual. Esse processo é controlado pelo Contas a Pagar e Contas a
Receber. E hoje é a vez do Controle de Contas a Receber.
O setor de contas a receber é o responsável pela administração da conta “clientes a receber”, do ativo da empresa. A sua importância possibilita benefícios para os gestores financeiros, entre eles: Conhecer clientes que pagam em dia.
Podemos dizer que o controle de recebimentos, ou contas a receber, é o acompanhamento de todas as receitas que a sua empresa tem a receber dos clientes, podendo ser provenientes de pagamentos parcelados ou vencimentos futuros.
O setor de Contas a Receber acompanha a liquidação de títulos e vencimentos, realiza baixa em sistema e cobrança de débitos em aberto. Realiza conciliação de retornos e pagamentos, confecciona borderôs, emite extratos bancários e realiza negociação e recuperação junto aos inadimplentes.
Etapas para uma Gestão Eficiente do Contas a Receber
Um bom controle das contas a receber começa com uma boa organização. Registre todas as movimentações da empresa.
Conheça os perfis de seus clientes.
Negocie com os seus clientes. Cobre sistematicamente os clientes inadimplentes
Estimule o pagamento antecipado
Ofereça pelo menos duas formas de pagamento.
Ofereça vantagens para quem pagar antecipado.
Gerencie o seu estoque. ...
Acompanhe o fluxo de caixa. ...
Utilize centros de custo. ...
Invista em tecnologia.
Se você precisa de tempo para se dedicar mais ao seu negócio, não consegue dedicar um tempo para cuidar do financeiro, você pode contratar os serviços de um BPO Financeiro ou uma Assistente Virtual. Profissionais que prestam um serviço especializado e sem vínculo empregatício, atendo sua empresa de maneira personalizada.
Nós da Contratto podemos te auxiliar. Entre em contato.
Acesse a planilha gratuita de controle de contas a pagar.


Comentários